quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

“Sou gordinha e livre”, afirma fashionista plus size que faz sucesso no Tumblr exibindo o corpo

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed.

A norte-americana Katana Fatale, de 27 anos, atraiu mais de dois mil seguidores para sua página. Lá ela posta looks pessoais e prova que vive muito bem com seu tipo físico: “Acho que sou mais oprimida por ser mulher do que por ser plus size”

Katana Fatale foi eleita uma das 18 blogueiras plus size mais influentes do Tumblr (Foto: Divulgação)
KATANA FATALE FOI ELEITA UMA DAS 18 BLOGUEIRAS PLUS SIZE MAIS INFLUENTES DO TUMBLR (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Conhecido como um espaço livre para expressão, o Tumblr está cheio de publicações polêmicas, incluindo diversas páginas e mensagens que incentivam dietas arriscadas e contemplam a magreza. Algumas blogueiras, porém, vão bem na contramão desse movimento. Além de superestilosas, elas incentivam as pessoas a aceitar sua própria aparência. Diariamente, divulgam seus looks mais produzidos para inspirar outras meninas de mesmo tipo físico a se sentirem mais confiantes e provam que é possível estar na moda independente de como seja seu corpo.
Entre essas garotas está a atriz e cantora norte-americana Katana Fatale, que está no Tumblr desde outubro de 2013. Em seu blog, eleito como um dos 18 mais influentes pelo site Buzzfeed.com, ela publica diversas fotos de suas próprias produções, imagens de street style que colhe pela cidade em que mora e mensagens incentivadoras. De olho em seu sucesso, Marie Claire conversou com Katana para saber mais sobre sua popularidade na internet e descobrir como lida com os padrões de beleza e com elogios e críticas quando o assunto é peso.
Marie Claire: Você pode nos contar um pouco mais sobre você?
Katana Fatale: Meu nome é Katana Fatale e tenho 27 anos. Moro em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Sou atriz, modelo, vocalista e blogueira. Sempre fui uma artista. Sempre senti necessidade de me expressar por meio das artes e também da moda. Vivo para me expressar.
MC: Quando e como começou a publicar fotos de seus looks na internet?
KF: Eu digo às pessoas que “acidentalmente me tornei uma blogueira de moda”. Comecei meu blog no Tumblr em outubro de 2013. Honestamente, era mais uma maneira de expressar meu narcisismo. Tiro fotos de mim mesma em looks nos quais me sinto bonita. Comecei a compartilhar as imagens e não fazia ideia de que isso poderia ter algum impacto no mundo da moda plus size. Para mim, não é uma novidade ter confiança e amar moda sendo uma garota grande. Se meu estilo inspira outras pessoas a gostarem mais de si mesmas, então maravilhoso! Fiquei impressionada quando fui listada no Buzzfeed.com como uma “Blogueira de Moda Plus Size para Seguir no Tumblr”. Depois disso, minha vida mudou. Isso me fez perceber que, apesar de a autoconfiança ser natural para mim, isso pode não ser tão fácil assim para os outros.
MC: Você já teve medo do que as pessoas poderiam dizer?
KF: Não, nem por um momento. O que as pessoas pensam sobre mim não me interessa. Eu não poderia me importar menos. É saudável e eu estou encorajando outras pessoas! Estou orgulhosa disso! Não estou ferindo ninguém.
MC: Você sempre gostou de moda? Consegue se lembrar de como isso começou?
KF: Minhas memórias mais antigas consistem em minha obsessão por moda. Desde pequena sou apaixonada por cinema, diferentes culturas e música. A música e o cinema foram responsáveis por boa parte da construção do meu estilo. Sou apaixonada por Bossa Nova, um instrumento do Oriente Médio chamado ood, além de filmes noir, expressionismo alemão e blues.
A atriz e cantora tem o cinema e a música como suas maiores inspirações (Foto: Divulgação)
A ATRIZ E CANTORAMC: Como você se sente sobre seu corpo?
KF: Amo meu corpo! Alguns dias me sinto menos confiante do que em outros, mas sou humana. É por isso que me amo em primeiro lugar. Apesar das minhas inseguranças, sou o que sou hoje, agora. Eu escolhi me amar agora. Não amanhã, nem depois de perder ou ganhar peso. Meu corpo me traz prazer, me leva para onde quero ir e é uma das únicas coisas que são completamente minhas. Ninguém é dono do meu corpo e os pensamentos negativos também não o terão. Tenho estrias, tenho barriga, tenho seios grandes, coxas grossas e quadris largos. É um fato. Se quiser mudar algo em mim, mudarei por amor e não por ódio.
MC: Podemos ver que você adora lenços, mas quais são os itens favoritos do seu guarda-roupa? O que não pode faltar lá?
KF: Sou obcecada por vestidos pretos justinhos. É um “must have”. Como adoro abusar dos acessórios, um vestido preto é perfeito e permite que eu coloque minhas joias e turbantes. Com um vestido preto eu posso usar uma infinidade de sapatos, cintos, lenços e joias. Minha mãe tem um cinto dourado vintage que é lindo. Quando o uso, me sinto como uma moderna princesa Jasmine. Eu já disse o quanto sou obcecada por qualquer coisa dourada? Amo tudo que é grande e dourado. Amo tudo que é grande e dourado.
MC: Seu estilo é muito original. Você tem algo ou alguém que te inspire?
KF: Minha mãe é uma mulher bem-sucedida e eu idolatro sua personalidade e senso de moda desde criança. Ela usa ternos Chanel para o escritório e sempre combina com incríveis saltos e acessórios. Ela sempre foi e sempre será minha grande fonte de inspiração como mulher e como fashionista. Também busco inspiração em outras culturas. No momento estou apaixonada por uma linha chamada Chubby Cartwheels. O designer cria roupas em tamanhos grandes para mulheres que se sentem limitadas em suas opções na maioria das linhas plus size. É um alívio para mim!
MC: Você já teve problemas por ser gordinha?
KF: Não. Enfrento problemas diariamente como qualquer pessoa. Acho que sou mais oprimida por ser mulher do que por ser uma mulher plus size. Ser gordinha é um detalhe sobre mim, mas não é só isso. Acho que outras pessoas têm problemas com as minhas medidas, mas eu não. Por exemplo, se namorar é difícil hoje em dia, imagine para uma mulher plus size. Eu encontro homens que querem dormir comigo, mas eles não querem nada sério, entende? Encontro homens que gostam do meu corpo, mas não quero ser um objeto. Quero que gostem de mim do mesmo jeito que gostam do meu corpo. Mas não é isso que a maioria das pessoas quer, independente do tamanho?
MC: Você tem namorado? O que ele diz sobre seu blog?
KF: Não tenho namorado, mas posso dizer com firmeza que só namoraria alguém que me apoiasse. Não aceitaria menos que isso. Meu ex-namorado ainda é um grande amigo e ele é uma das pessoas que mais me apoiou desde o começo.
MC: E a sua família? Eles te apoiam?
KF: Tenho uma família pequena, mas eles com certeza me apoiam. Minha mãe é a maior incentivadora da minha vida. Não seria nem metade da mulher que sou hoje sem o apoio dela.
MC: Você tem fãs na internet?
KF: É difícil acreditar que eu tenho fãs de verdade! Minha popularidade como blogueira de moda plus size cresceu de repente. Ainda não entrou na minha mente que estou no top “18 Blogueiras de Moda Plus Size para Seguir”. É muito surreal! Mas eu amo meus seguidores! Eles são belas mulheres e belos homens que estão em uma situação parecida com a minha. Me sinto muito conectada a eles.
MC: E haters? O que eles normalmente dizem e como isso te afeta?
KF: Não recebi muitas mensagens de ódio ainda. Imagino que conforme minha popularidade aumente, terei mais pessoas tentando me desanimar. Mas estou preparada para isso. Não respondo nenhuma mensagem de ódio porque é isso que os “haters” querem, minha atenção, e eles não a terão. Eu sei quem sou e nenhum estranho vai destruir minha autoconfiança.
MC: Que conselho você daria quem não aceita o próprio peso?
KF: A vida é muito curta para não aproveitarmos! Você tem que amar e aceitar quem você é hoje, enquanto faz escolhas para quem quer ser amanhã. Se está infeliz com algo em você, mude por amor e não por ódio. Você sempre encontrará pessoas que querem te de derrubar, por isso você precisa ser seu maior incentivo. Jamais peça desculpas por ser quem é.
MC: Já imaginou que suas fotos pudessem atrair tanta atenção?
KF: Nem em sonho! Não fazia ideia de que minhas fotos podiam inspirar os outros, como inspiram. Nunca pensei que a Marie Claire Brasil veria minhas fotos e gostaria de saber mais sobre mim! Estou em uma fase incrível e estou tentando aproveitar essa atenção para inspirar mulheres pelo mundo a gostarem de seu corpo assim como gosto do meu.
MC: Como se sente sobre o seu blog nesse momento?
KF: Me sinto ótima! Contudo, estou expandindo. Estou no meio da negociação para trabalhos como modelo e com fotógrafos profissionais. O objetivo é que meu blog reflita meu profissionalismo. Quero fazer carreira no mundo da moda plus size. Quero ser modelo e, é claro, blogueira. Ótimas novidades virão a seguir! Não poderia estar mais animada!
http://revistamarieclaire.globo.com/Comportamento/noticia/2014/01/sou-gordinha-e-livre-afirma-fashionista-plus-size-que-faz-sucesso-no-tumblr-exibindo-o-corpo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário